Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.

Praia do Forte Hostel - Praia do Forte/BA

PRAIA DO FORTE HOSTEL

Na bela Praia do Forte, litoral norte baiano, o Praia do Forte Hostel desenvolve diversas ações sustentáveis.

 

Proteção à natureza: O Praia do Forte Hostel está localizado em um ambiente natural com ecossistemas frágeis que precisam de políticas de proteção para garantir a preservação ambiental e o turismo sustentável. O hostel tem parcerias com as organizações locais que promovem essa proteção. Exemplos disso são o Projeto Tamar (de preservação das tartarugas marinhas – www.tamar.org.br) e o Instituto Baleia Jubarte (de proteção às baleias – www.baleiajubarte.org.br).  Em ambos centros de visitação os hóspedes tem entrada gratuita e em contrapartida o hostel hospeda biólogos  e funcionários dessas instituições. Também tem uma parceria com a agência oficial (www.portomar.com.br) que promove o turismo de observação de baleias, atividade  eco turística na qual os hóspedes aprendem muito sobre a importância das baleias no litoral brasileiro.

O Hostel também é parceiro do Parque Municipal Klaus Peters, uma área de preservação da restinga e mata atlântica secundaria, hospedando de forma gratuita biólogos e estudantes de botânica que desenvolvem pesquisas no parque.

           

 

       

 

Educação ambiental. O Praia do Forte Hostel  recebe muitos grupos de estudantes em visitas pedagógicas. Esses alunos aprendem sobre o ecossistema da região e sobre a importância do equilíbrio ambiental.  Aproveitando essas visitas também divulga suas práticas de sustentabilidade, assim como mostra o funcionamento de um hostel da Hostelling International.

    

     

 

Redução do uso de plásticos:  O hostel está comprometido com a redução do uso de plásticos e nesse sentido desenvolve ações para desestimular seu consumo.  Oferece bebedouro de agua potável na recepção e vende copos e canudos reutilizáveis. Empresta sacolas retornáveis aos hóspedes para que evitem o uso de sacolas plásticas descartáveis.

     

                  

 

Gestão de resíduos: Praticamente todo o lixo produzido no hostel é reaproveitado.  Separado de forma seletiva , 100% do lixo orgânico é doado para um sitio onde é feita a compostagem, gerando adubo de qualidade para o plantio. O lixo reciclável é recolhido semanalmente  pela Adeslim,  cooperativa local, onde o material é separado e vendido. A receita gerada é destinada para a manutenção de uma pequena escola de informática para alunos carentes da comunidade.

    

           

            

 

Uso consciente de energia e água: O Hostel possui sensores de presença nas suas áreas comuns , lâmpadas led em quase 100% de suas instalações e interruptores de ar condicionado que desligam o ar quando o hospede sai do quarto, além disso os quartos coletivos possuem horário de funcionamento do ar condicionado das 22h as 10h e sinalização para economia de energia.

Em todos os banheiros o hostel possui sinalização chamando atenção para o tempo de uso da água em banhos e de forma geral.  

       

 

Apoio à comunidade: O Hostel apoia atletas locais , grupos de capoeira  e eventos relacionados a cultura nativa de diversas formas, oferecendo hospedagens, café da manhã ou aporte financeiro quando necessário.