Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.
Praia do Forte Hostel - Praia do Forte/BA
- Laranjeiras Hostel - Salvador/BA
- CabanaCopa Hostel - Rio de Janeiro/RJ
- Hostel Chapada - Chapada Diamantina/BA
- Barra da Lagoa Hostel - Florianópolis/SC
- Rosa Surf Hostel - Praia do Rosa/SC
- Diamantina Hostel - Diamantina/MG
- Maresias Hostel - São Sebastião/SP
- Praia do Forte Hostel - Praia do Forte/BA
- Aju Hostel - Aracaju/SE
- Hostel Caminhos da Chapada - Chapada Diamantina/BA
Na bela Praia do Forte, litoral norte baiano, o Praia do Forte Hostel desenvolve diversas ações sustentáveis.
Praia do Forte Hostel é certificado pela Hostelling International com o Selo de Qualidade e Sustentabilidade HI Q & S, reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Proteção à natureza: O Praia do Forte Hostel está localizado em um ambiente natural com ecossistemas frágeis que precisam de políticas de proteção para garantir a preservação ambiental e o turismo sustentável. O hostel tem parcerias com as organizações locais que promovem essa proteção. Exemplos disso são o Projeto Tamar (de preservação das tartarugas marinhas – www.tamar.org.br) e o Instituto Baleia Jubarte (de proteção às baleias – www.baleiajubarte.org.br). Em ambos centros de visitação os hóspedes tem entrada gratuita e em contrapartida o hostel hospeda biólogos e funcionários dessas instituições. Também tem uma parceria com a agência oficial (www.portomar.com.br) que promove o turismo de observação de baleias, atividade eco turística na qual os hóspedes aprendem muito sobre a importância das baleias no litoral brasileiro.
O Hostel também é parceiro do Parque Municipal Klaus Peters, uma área de preservação da restinga e mata atlântica secundaria, hospedando de forma gratuita biólogos e estudantes de botânica que desenvolvem pesquisas no parque.
Educação ambiental. O Praia do Forte Hostel recebe muitos grupos de estudantes em visitas pedagógicas. Esses alunos aprendem sobre o ecossistema da região e sobre a importância do equilíbrio ambiental. Aproveitando essas visitas também divulga suas práticas de sustentabilidade, assim como mostra o funcionamento de um hostel da Hostelling International.
Redução do uso de plásticos: O hostel está comprometido com a redução do uso de plásticos e nesse sentido desenvolve ações para desestimular seu consumo. Oferece bebedouro de agua potável na recepção e vende copos e canudos reutilizáveis. Empresta sacolas retornáveis aos hóspedes para que evitem o uso de sacolas plásticas descartáveis.
Gestão de resíduos: Praticamente todo o lixo produzido no hostel é reaproveitado. Separado de forma seletiva , 100% do lixo orgânico é doado para um sitio onde é feita a compostagem, gerando adubo de qualidade para o plantio. O lixo reciclável é recolhido semanalmente pela Adeslim, cooperativa local, onde o material é separado e vendido. A receita gerada é destinada para a manutenção de uma pequena escola de informática para alunos carentes da comunidade.
Uso consciente de energia e água: O Hostel possui sensores de presença nas suas áreas comuns , lâmpadas led em quase 100% de suas instalações e interruptores de ar condicionado que desligam o ar quando o hospede sai do quarto, além disso os quartos coletivos possuem horário de funcionamento do ar condicionado das 22h as 10h e sinalização para economia de energia.
Em todos os banheiros o hostel possui sinalização chamando atenção para o tempo de uso da água em banhos e de forma geral.
Apoio à comunidade: O Hostel apoia atletas locais , grupos de capoeira e eventos relacionados a cultura nativa de diversas formas, oferecendo hospedagens, café da manhã ou aporte financeiro quando necessário.