Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.

O que é Hostel?

O QUE É "HOSTEL"?

Hostel é um meio de hospedagem descontraído, ideal para quem gosta de viajar e conhecer novas pessoas e culturas.  

Hostel não é somente um lugar para dormir, é uma experiência! É um lugar de interação social e compartilhamento. Hostels são “sociais” por natureza. São únicos, econômicos e amigáveis!

O hostel pode ser agitado, ter um bar ou restaurante e até uma balada. Ou também pode ter um ambiente mais sossegado. A estrutura do hostel pode parecer com aquela casa de praia, como pode ser um prédio super estiloso, colorido  e moderno. Nenhum hostel é igual ao outro e isso é muito bom! É só você escolher o que melhor se encaixa em seu perfil e na sua viagem!

A rede Hostelling International é a criadora desse tipo de hospedagem (veja a história aqui) e possui + 3.700 hostels, em mais de 80 países, em todos os continentes.

Os hostels da Hostelling International seguem padrões de qualidade que prezam pela hospitalidade, conforto, segurança, limpeza e privacidade de seus hóspedes.

     

Gramado Hostel - Gramado/RS                                                                                                                     Praia do Forte Hostel - Praia do Forte/BA

 

Quem se hospeda em hostels?

Essa é a parte mais legal do hostel! Com certeza você terá a oportunidade de conhecer diferentes tipos de pessoas, de diversas cidades e países, com quem vai acabar dividindo uma pizza e uma cerveja e escutando histórias que farão você querer ganhar o mundo! Essa oportunidade é única e certamente você não a viverá se ficar trancado em um quarto de hotel tradicional.

Em um hostel você encontrará gente que viaja sozinha, mochileiros com o pé na estrada há mais de 6 meses, gente viajando a trabalho, pessoas que podem pagar mais pela hospedagem, mas preferem curtir o clima de hostel, amigos viajando juntos, casais e até famílias. Todos apaixonados pela oportunidade de encontrar pessoas como você!

 

Só tem hostel legal lá fora?

Não mesmo! Os hostels surgiram na Europa, são maiores e estão em maior quantidade lá e são muito mais famosos porque os europeus utilizam muito e desde criancinha, mas isso não significa que não existam hostels legais em qualquer outro lugar do mundo.

Aqui no Brasil temos hostels TOPs, de vários estilos, em todas as regiões.

 

 

Existem diferentes tipos de hostels?

Sim! Como já vimos, você encontrará hostels para todos os estilos e gostos. Quer balada? Procure os hostels com bares e que promovam festas. Quer curtir uma vibe mais tranquila? É só buscar por hostels mais sossegados. Isso não significa que você não possa curtir as duas coisas, no mesmo hostel, em momentos distintos. Tem hostel que oferece espaços para você badalar e cantinhos mais quietos para você relaxar, bater um papo ou assistir a um filme.

Os hostels são bem diferentes, não existe um hostel igual ao outro, tanto em sua estrutura, como em serviços e tamanho. Para escolher o que mais se encaixa em seu perfil sempre leia as informações de cada um e veja os comentários dos que já se hospedaram no local.

Lembre-se que a atmosfera do hostel é única e é por isso que eles são tão especiais. Você conhecerá pessoas, dividirá experiências e muitas aventuras.

 

COMO É A ESTRUTURA DE UM HOSTEL?

Você encontrará hostels com uma estrutura menor e mais simples assim como hostels com instalações transadas e até com mais conforto do que você encontraria em um hotel. A rede HI possui hostels em casas adaptadas, prédios enormes, em castelos (de verdade!), barcos e até aviões!

 

DORMITÓRIOS

Os hostels oferecem quartos coletivos equipados com beliches e armários individuais. Ao ficar em um dormitório você estará pagando pelo seu leito, não pelo quarto, o que tornará sua estadia muito mais econômica.  Os quartos podem ter diferentes tamanhos e número de leitos. Você encontrará quartos coletivos separados em masculino e feminino e também hostels que oferecem quartos mistos. Escolha o seu na hora da reserva!

 

QUARTOS PRIVATIVOS

Na maioria dos hostels você também encontrará quartos privativos, para casal, família ou grupo de amigos. Dessa forma, você poderá  ter sua privacidade e curtir todo o clima que só um hostel pode oferecer.

 

   

Jeri Brasil Hostel - Jericoacoara/Ce                                                                                                              Porto Alegre Hostel Boutique - Porto Alegre/RS

 

BANHEIROS

Os banheiros podem ser coletivos fora do dormitório ou podem ser privativos, dentro do próprio quarto.

 

 

RECEPÇÃO

Na recepção dos hostels você encontrará  todas as informações     para tornar a sua viagem ainda melhor: dicas de passeios, transportes, onde comer,  baladas, onde é mais barato, etc.

 

 

                                                                                   Hostel Chapada - Lençóis-Chapada Diamantina/BA

 

 COZINHA COMUNITÁRIA

A maioria dos Hostels oferece uma cozinha para uso dos hóspedes, onde você poderá economizar fazendo seu próprio lanche ou refeição. Esse é um dos lugares mais legais pra você fazer amigos em um hostel. Não tem como não dividir o macarrão e até aprender a fazer e experimentar pratos típicos de vários lugares.                                                                                   

O hostel oferece os utensílios para você cozinhar. Só não vale deixá-los sujos depois do uso, ok? O detergente estará a sua disposição para você deixar o lugar e as coisas que utilizou limpinhas!

 

ÁREAS DE CONVIVÊNCIA

É o coração do hostel, o lugar onde todos se encontram para bater papo e trocar ideias sobre passeios e viagens. Pode ser uma sala, varanda ou os famosos rooftops (terraços com vista panorâmica).

Muitos hostels oferecem também áreas de lazer com piscina, bares ou lanchonetes.

Marina dos Anjos Hostel - Arraial do Cabo/Rj   

Marina dos Anjos Hostel - Arraial do Cabo/RJ                                                                                              Ilhabela Central Hostel - Ilhabela/SP

                                                                                                                                                                                                                                                        

COMIDA E BEBIDA

Em muitos hostels você encontrará refeições rápidas, bebidas e snacks à venda.         

 

BARES 

Alguns hostels possuem bares famosos, abertos não só para os hóspedes como para os locais, o que é uma ótima oportunidade para você conhecer a cultura da cidade e fazer novos amigos.

                                                                                                              

                                                                                                                                                                                                                                    CabanaCopa Hostel - Rio de Janeiro/RJ

PISCINA

Muitos hostels têm piscinas onde você pode curtir um dia de sol, relaxar e fazer muitos amigos. Dependendo do hostel pode até rolar uma festa ou um show na beira da piscina.

       

    Bonito Hostel - Bonito/MS - foto: Johannes Compaan                                                                                 Maresias Hostel - Maresias-São Sebastião/SP

 

WI-FI

Praticamente em todos os hostels você encontrará WIFI gratuito pra mandar aquela foto de fazer inveja aos seus amigos nas redes sociais. Alguns hostels ainda oferecem computador nas áreas sociais para uso livre. Só não vale reclamar da conexão naqueles lugares remotos, onde o legal é realmente se desconectar!

 

EVENTOS E FESTAS

Hostels nasceram para serem lugares de integração. Por isso, vários fazem eventos em suas instalações como noite da caipirinha, aulas de gastronomia ou dança, yoga, feirinhas de produtos locais, etc.

 

SEGURANÇA

Todos os hostels possuem recepção e muitos têm câmeras de segurança nas áreas sociais.

Todos os hostels HI são obrigados a oferecer armários individuais com chave ou cadeado (leve o seu ou alugue na recepção) onde você poderá guardar suas coisas mais importantes.

 

DIÁRIA

A roupa de cama normalmente está inclusa no valor da diária. Toalhas de banho podem estar incluídas ou você pagará uma pequena taxa de uso por elas. Veja essas informações quando estiver escolhendo o seu hostel.

O café da manhã pode estar incluído ou não na sua diária. Os itens do café variam conforme cada hostel. Você pode encontrar cafés com pães, sucos, frutas, cerais, bolos e outros agradinhos. Informe-se!

 

LAVANDERIA

Alguns hostels oferecem um tanque ou uma máquina de lavar (poderá ser cobrada uma pequena taxa de uso) para você lavar suas peças antes de partir para o seu próximo destino.

***********************************************************************************************************************************************************************

 

E aí? Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco: atendimento@hihostelbrasil.com.br