Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.

Informações Gerais

BRASIL

 


Informações sanitárias 

Não se exige nenhuma vacina para entrar no Brasil. No entanto é recomendado que o viajante consulte o seu médico de quatro a seis semanas antes da viagem para identificar se há necessidade de tomar alguma vacina ou medicamento conforme sua saúde, histórico de vacinação, área do país que irá visitar e atividades planejadas. 


Alimentação 

As comidas no Brasil são variadas, tendo opções para todos os gostos e sendo fácil encontrar restaurantes de cozinha internacional. Cada região do país possui seus pratos típicos, geralmente fruto da história local e dos alimentos encontrados. Os hostels filiados à Hostelling International no Brasil oferecem café da manhã e, em sua maioria, possuem cozinha comunitária para uso dos hóspedes e restaurante e/ou lanchonete. Em um país tão grande e com uma história tão complexa e singular, é difícil apontar quais são os pratos típicos de todos os brasileiros. 


A alimentação do povo brasileiro sofreu influências distintas de cada imigrante que chegou ao país com suas crenças, com seus hábitos e com sua cultura. 


Essa mistura combinada ao que foi trazido ao país e ao que já existia em terras brasileiras resultou em uma gastronomia saborosa e agradável aos paladares mais distintos. Um típico café da manhã brasileiro, aquele servido em qualquer casa de um cidadão comum, em geral compreende pães, bolos, frutas, cereais, café, leite e achocolatado. 


No almoço e no jantar o destaque é a gostosa combinação de arroz com feijão, que acompanha carnes tenras de gado, galinha, porco, carneiro, peixe. Nossas terras cultivam legumes e verduras de diversos tipos para fazer uma salada fresquinha, o que não pode faltar. Outra paixão brasileira são as farinhas, geralmente presentes em almoços como acompanhamento. Inclusive, a farinha é acompanhamento certo da feijoada, saboroso prato feito com feijão e pedaços cozidos de várias partes do porco. 


As massas também são amadas pelos brasileiros, tanto que em várias cidades há uma pizzaria em cada esquina. As bebidas feitas no Brasil são uma delícia, com destaque à cachaça – bebida que vai na Caipirinha original, drink típico que não falta em qualquer boteco. As sobremesas são de dar água na boca, com chocolates, cremes e frutas de todos os tipos. Além de todas as delícias já citadas, fica a cargo do viajante descobrir os pratos típicos de cada região, cada cidade. No Brasil tem muito a ser explorado, inclusive seus sabores! 


Moeda 

As cédulas usadas no Brasil são de dois, dez, vinte, cinquenta e cem reais. Com elas o viajante consome no Brasil, onde dificilmente se aceitam outras moedas. É sempre recomendável que se troque dinheiro em casas de câmbio autorizadas, hotéis ou bancos. No país cartões de débito e crédito são amplamente aceitos, principalmente os da bandeira Visa e Mastercard. 


Transporte 

Para se deslocar entre os belos destinos brasileiros o viajante tem diversas opções de meios de transporte: aviões, ônibus, carro e em certos casos, trem. Nas cidades sempre há como locar veículos ou recorrer a ônibus, táxis e no caso de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, metrô. Algumas cidades e alguns hostels oferecem serviços de locação de bicicletas, uma forma mais saudável e ecológica de trafegar. 


Música, folclore e festividades 

O folclore no Brasil é rico em músicas, festas e danças que apontam as tradições de cada região. Mais uma vez a diversidade mostra a sua importância. O próprio samba é prova disso. O samba é um estilo musical originado no Rio de Janeiro, que surgiu a partir de uma mescla de sons que faziam a cabeça dos musicistas cariocas. 


Curiosamente, em sua origem o samba tem muito de europeu, porém foi ganhando novos tons e batuques ao longo dos anos, caindo no gosto popular e se tornando marca dos brasileiros. Um dos estilos mais populares que vieram do samba foi a bossa nova de João Gilberto, imortalizada no mundo pelas canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Na Bahia há outra versão do samba, o samba de roda, caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira na música e na dança. 


Outras representações de música e dança marcantes no Nordeste brasileiro são os tradicionais frevo, maracatu e baião, e os contemporâneos forró e axé. No interior do país a catira é uma dança característica, enquanto no sul se dança o fandango, o vanerão e diversos tipos de danças gaúchas. Quando chegam as festividades do mês de junho (festas juninas, celebrações das festas de santos do Catolicismo), a quadrilha anima as festividades de todo o país. O Carnaval é outra festa famosa e muito esperada. A maior parte dos brasileiros aproveitam o feriado do Carnaval para viajar. Em geral quem quer agito vai para alguma cidade do Litoral ou vão atrás das celebrações mais famosas: o desfile das escolas de samba de São Paulo ou Rio de Janeiro, seguir os trios elétricos de Salvador ou dançar frevo com os bonecos de Olinda. O Brasil inteiro entra em ritmo de festa durante o Carnaval.