Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.

HI Hostel Brasil

A HI Hostel Brasil, também conhecida como Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), é uma associação sem fins lucrativos que representa no Brasil a rede mundial de hostels Hostelling International (HI). Temos mais de 60 Hostels espalhados em mais de 40 cidades do país. 

 

 

            História da Rede Hostelling InternationalProfº Richard Schirrmann

 

A ideia da criação do meio de hospedagem “hostel” surgiu na Europa em 1909 através de um educador alemão, Prof. Richard Schirrmann, que viajava com seus alunos para realizar atividades extraclasses. Em uma dessas saídas enfrentou uma tempestade e acabou se abrigando em uma escola, quando então teve a primeira ideia de criar um   meio de hospedagem voltado para jovens estudantes. 

 

                                                                                                                                                             Profº Richard Schirrmann

                   

     

Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude – HOSTEL, em Altena, Alemanha, no ano de 1912, em um castelo construído por volta de 1108 e que funciona até hoje como hostel.

 

O movimento dos hostels se espalhou rapidamente pelo mundo e em 1932 foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude (International Youth Hostel Federation - YHF), que a partir de 2006 passou a se denominar "Hostelling International"(HI).

A HI é a idealizadora do tipo de hospedagem “Hostel” e a primeira rede mundial de hostels. É uma organização não governamental, sem fins lucrativos e uma das maiores organizações associativas para jovens do mundo, reconhecida pela UNESCO e associada a OMT (Organização Mundial de Turismo). Possui mais de 3,7 milhões de associados no mundo e cerca de 3.700 hostels em mais de 80 países.

 

HI HOSTEL BRASIL - Hostelling International Brasil

O hostels chegaram ao Brasil na década de 1960 como uma iniciativa isolada de um casal de educadores, Joaquim e Yone Trotta, que conheceram os hostels na França e resolveram abrir um hostel na cidade do Rio de Janeiro. Em 1971 foi criada a Federação Brasileira de Albergues da Juventude – FBAJ, hoje denominada "HI Hostel Brasil".

No Brasil temos mais de 60 hostels HI, encontrados em mais de 40 cidades, para você curtir as praias, montanhas, cidades e belezas do nosso país.

 

Missão

Essa é a missão da HI tal como estipula o Art. 2 do Estatuto da Hostelling International: 

“Fomentar a educação de todos os jovens de todas as nações, especialmente os de recursos limitados, estimulando neles um maior conhecimento, afeto e cuidado com a natureza, assim como um conhecimento dos valores culturais das cidades, tanto grandes como pequenas, de todas partes do mundo, e, como meio para alcançá-lo, oferecer albergues ou outra classe de alojamento nos quais não existam distinções de raça, nacionalidade, cor, religião, sexo, classe social ou opiniões políticas, para que possam assim compreender melhor os seus semelhantes, tanto em seu próprio país como no estrangeiro."

 

Sustentabilidade

A Hostelling International se esforça por fomentar entre suas Associações e Hostels a consciência ambiental e procura unir métodos de trabalho para que o movimento dos Hostels desempenhem o papel que lhes corresponde na conservação e preservação do meio-ambiente.

A HI Brasil firmou uma parceria com a HI Noruega e juntas desenvolvem um projeto de sustentabilidade "Say HI to Sustainability", onde, a cada ano, fazem um intercâmbio entre dois jovens noruegueses e brasileiros que visitam os hostels de cada país, analisam e fazem contribuições para a implantação e melhoria de ações sustentáveis. Você pode ler um pouco sobre o projeto em nosso blog