Lamentamos, mas este conteúdo não está atualmente disponível na visualização para dispositivo móvel. Volte para a visualização normal para acessar a página.

Aju Hostel - Aracaju/SE

AJU HOSTEL

 

Compostagem orgânica e ações educativas com alunos da escola pública - A compostagem é feita com resíduos do café da manhã do hostel, como casca de frutas, borra do café e casca do ovo. Diariamente diminuímos a produção de lixo e consequentemente o acúmulo em aterros (lixões). O lixo orgânico, embora de fácil decomposição, produz o chorume (líquido escuro comumente encontrado nas lixeiras da cozinha). O chorume polui o solo em que está diretamente em contato e, ao infiltrar-se neste, pode alcançar lençóis freáticos e poluir as águas. Porém, o chorume quando diluído em água é um excelente fertilizante e pode ser utilizado em rega de plantas e flores. No Aju Hostel & Pousada, utilizamos o chorume com este objetivo. Além disto, a compostagem também é utilizada como adubo orgânico em todas as plantas. Recebemos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas para mostrar e explicar o processo e impacto causado no meio ambiente.

        

 

Queremos reduzir e fazer um uso eficaz de energia dentro do hostel para contribuir para a economia global de energia. Utilizamos lâmpadas de LED em mais 50% de nossas instalações, diminuindo o consumo de energia e gerando menor impacto ambiental. Além disso, criamos um sistema de controle do uso do equipamento de ar condicionado (desligado automaticamente quando o hóspede sai do quarto) para evitar o desperdício no consumo de energia. Para controle de água, possuímos nas suítes compartilhadas descarga com duplo acionamento e torneiras automáticas. Nosso enxoval também é trocado a cada duas diárias, o que minimiza a utilização de água e energia.

Também instalamos placas na área de todos os chuveiros informando e encorajando nossos hóspedes a encurtar o tempo usado no chuveiro para reduzir o consumo de água e a energia usada para aquecer a água.

     

 

Separação e Reciclagem de Lixo. Utilizamos lixeiras seletivas para separação de lixo seco (reciclável) e lixo úmido (lixo orgânico). Em seguida, o reciclado é coletado pela comunidade de recicladores de baixa renda. Isto gera receita (renda), pela comercialização dos recicláveis, contribuindo economicamente para os recicladores. Tal ação também contribui para redução do acúmulo do lixo nos aterros sanitários. A prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos.

   

 

Parte da estrutura física do Aju Hostel & Pousada (bancadas de granito, forro de madeira, portas, rodapés, gradil, bancos, mesas, cadeiras, espelhos, camas, decks, elementos de decoração, etc.) foi construída com material de demolição. Tal ação diminui o desperdício e o depósito de resido de construção em lugares clandestinos e inadequados.

     

 

Hostel Escola -  Recebemos alunos de instituições de ensino superior para visita técnica e discussão de temas relacionados à hospedagem e turismo. Através de aulas expositivas e estágio curricular, proporcionamos oportunidade de aliar a teoria à pratica e vivenciar experiências de hospitalidade e turismo. As aulas são realizadas no próprio Hostel ou até mesmo em instituições de ensino/comunidades que nos procuram e solicitam para abordar as temáticas relacionadas ao meio de hospedagem. Dessa forma, por exemplo, participamos da construção de um cenário favorável para o aprimorar o turismo de bases comunitárias de Ponta dos Mangues, Sergipe.