Google Maps

Centro-Oeste

DESTINOS TURÍSTICOS – REGIÃO CENTRO-OESTE

Região Centro-Oeste
O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, projetado por Oscar Niemeyer. Foto: Christian Knepper/Embratur.
O Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, projetado por Oscar Niemeyer. Foto: Christian Knepper/Embratur.
Igreja Nossa Senhora do Rosário. Pirenópolis/GO. Foto: David Rego Jr/LUME.
Igreja Nossa Senhora do Rosário. Pirenópolis/GO. Foto: David Rego Jr/LUME.
Vista da cidade de Cuiabá. Foto: Beto Garavello/LUME.
Vista da cidade de Cuiabá. Foto: Beto Garavello/LUME.

A região Centro Oeste do país é formado pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal – onde se encontra a cidade-sede do governo nacional, Brasília. A capital da República Federativa do Brasil é parada obrigatória para quem viaja pelo país, pois apresenta um planejamento urbano diferenciado e uma arquitetura esplendorosa. Brasília é um museu a céu aberto com muitas opções de lazer, além de ser cosmopolita e agitada comoCuiabá, capital do Mato Grosso e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cidade fronteiriça com a Bolívia e o Paraguai.

É no Centro Oeste brasileiro que se encontra um dos mais importantes biomas do planeta: o Pantanal, cujas matas nativas abrigam espécies únicas de animais, muitas delas em extinção. Na região do Pantanal o viajante encontra sossego, descanso e, caso queira, muita aventura. As atividades de ecoturismo atendem a todos os gostos, sendo que Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das cidades mais procuradas por quem quer interagir com a natureza, não somente ser um espectador. Em Bonito dá para curtir a tranquilidade de suas águas cristalinas ou curtir um rapel, um passeio de bote por cachoeiras, um mergulho e caminhar por uma porção de trilhas. Outra localidade especialmente bela da região é o Parque Nacional das Emas, que representa uma das maiores unidades de conservação do Cerrado.

Para o alberguista que busca descanso ou aventuras, a Hostelling International oferece opções de hospedagem econômicas, confortáveis e hospitaleiras na região. Além disso, os HI Hostels do Centro Oeste são conhecidos por valorizar as riquezas naturais e culturais de sua terra, patrimônios especiais que devem ser preservados.

Em geral, o clima da região é bastante quente e chuvoso.

A cultura do Centro Oeste é diversificada e se manifesta em celebrações tradicionais como as cavalhadas e o cururu, e na saborosa gastronomia que vai do curau até a sopa paraguaia e o arroz com pequi.

Voltar a Regiões